Ondjango Asili

Sobre o Ondjango Asili

Quem somos?

Somos um aquilombamento oriundo do projeto de extensão  Jogos Africanos e Ensino de Matemática, do Departamento de Matemática da UFBA, liderado pela professora Simone Moraes.

Veja nossa equipe!

Nosso objetivo

Desenvolvemos atividades para o ensino de Matemática utilizando elementos de culturas africanas. Iniciado com o projeto Jogos Africanos e Ensino de Matemática, nesta ampliação os participantes se propõem a pensar e elaborar atividades de ensino de Matemática, no contexto da Lei 10.639/03, utilizando elementos de culturas africanas, como por exemplo, jogos africanos e geometria sona.

O que significa Ondjango Asili?

Ondjango – Dentro das sociedades tradicionais angolanas,  é um lugar sociocultural central na vida comunitária. É, antes de tudo, casa de ekongelo (reunião). 

Ondjango é local de

  • Discutir diferentes assuntos  através do diálogo;
  • Profusão da oralidade e de desenvolvimento do pensamento;
  • Pensar e se integrar coletivamente ;
  • Comunicação.

Asili – Palavra do idioma Kiswahili que significa começo, origem, fonte, natureza, essência e princípio fundamental, pode ser entendida como semente, a fonte ou princípio iniciador do desenvolvimento.

Para nós, Ondjango Asili é um espaço de (re)união, de conversa, de discussão, de troca, de criação de atividades de ensino de matemática, voltando à nossa ancestralidade africana, ao que consideramos ser um princípio iniciador de desenvolvimento. É a semente para um reencontro ancestral.

Os passos do Ondjango Asili?

Na perspectiva de promover atividades de ensino de Matemática no contexto da Lei 10.639/03, em 2018 criamos o projeto de extensão Jogos Africanos e Ensino de Matemática, na Universidade Federal da Bahia (UFBA), promovendo atividades extensionistas em escolas públicas de Salvador e da região metropolitana. Nas atividades, realizadas em colaboração com estudantes da graduação da UFBA, bolsistas e voluntários, levamos  jogos e elementos culturais africanos  para as aulas de matemática, com participação ativa dos alunos.

Na parte de formação continuada de professores realizamos workshops, também direcionados a estudantes de licenciatura, instruindo-os a utilizar  materiais desenvolvidos no projeto e dar conhecimento acerca de jogos e países africanos abordados, curiosidades e  cientistas locais, mostrando como conteúdos matemáticos podem ser abordados em uma perspectiva afrocentrada.

Em fevereiro de 2022, a equipe do projeto de extensão realizou o 1º Workshop – África e Matemática, conexões com aporte para o ensino, evento remoto direcionado a professores e estudantes de licenciatura em matemática que incluiu na programação palestras, oficinas de jogos e roda de conversa e contou com a participação de 70 pessoas de diversas regiões do país.

No Ondjango Asili  elaboramos atividades para o ensino de Matemática na Educação Básica com elementos culturais africanos, preenchendo parte da lacuna que há na formação de estudantes de Matemática e futuros professores no que diz respeito à aplicação da Lei 10.639/03. 

Atualmente o acervo de atividades de ensino de Matemática conta com roteiros de mais de vinte jogos africanos, assim como informações sobre quase 200 jogos de tabuleiro de mais de 40 países de África.

Coordenadora