2019 – Workshop Jogos Africanos e Ensino de Matemática, na atividade os participantes conheceram os jogos Fanorona, Senet e Shisima, construíram os tabuleiros, jogaram e pensaram em atividades de matemática com os jogos
2021 – Participamos do Congresso UFBA 75 anos, promovendo a mesa África e Matemática, conexões com aporte para o ensino, mediada pela professora Simone Moraes a mesa teve a participação dos professores Eliane Santos – Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)), Ezequias Cassela – Escola Superior de Pedagogia do Bié (Angola), Gustavo Forde – Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Jorge Veloso – Universidade Lueji A’Nkonde (Angola), disponível no link.
2022 – Promovemos o 1º Workshop – África e Matemática, conexões com aporte para o ensino, evento remoto direcionado a professores e estudantes de licenciatura em matemática, na programação palestras, oficinas de jogos e roda de conversa e contou com a participação de 70 pessoas de diversas regiões do país, as atividades do workshop estão disponíveis no link.
2022 – Como desdobramento do 1º Workshop África e Matemática, criamos o coletivo Ondjango Asili – África e Matemática, conheça a origem do nome do coletivo em Sobre o Ondjango Asili.
Logo criada pela designer gráfica Verena Araújo de Santana
2023 – Criamos esse site, desenvolvido por MX Digital, remodelado por Gabriel Novais e Nicole Silva.
2023 – Ampliamos nosso repertório, passando a abordar elementos culturais africanos, oficinas foram elaboradas e aplicadas através da disciplina de extensão ACCS – Cultura e Jogos Africanos no Ensino da Matemática, conheça um pouco dessa experiência clicando aqui.
2023 – Realizamos, no dia 24 de novembro, o evento Blach Math Friday, com uma palestra sobre nossa história, depoimentos de participantes do coletivo, painéis com apresentações de estudantes e torneio de jogos africanos.
2024 – De 14 a 17 de abril, promovemos o 2º Workshop – África e Matemática, conexões com aporte para o ensino, evento direcionado a professores e estudantes de licenciatura em matemática, a programação contou com palestras, mesas de discussão, oficinas de jogos, torneio de jogos e exposição de materiais desenvolvidos por estudantes
2024 – No dia 21 de novembro recebemos a visita do pesquisador Pérès Songbe, que proferiu a palestra Contribuições africanas na arquitetura brasileira: a presença do elemento arquitetônico Adinkra, dos povos Akan, na arquitetura brasileira. Pérès, arquiteto e urbanista, natural do Benin, nos trouxe informação e conhecimento sobre a simbologia adinkra e a influência na arquitetura brasileira, assim como conexões com a matemática.
2024 – No dia 29 de novembro realizamos a 2ª Black Math Friday, com mesa de discussão com integrantes do coletivo e torneio de jogos africanos e jogos desenvolvidos por estudantes.